Vamos ao shopping?

Como transformamos um passeio no shopping em uma experiência cheia de informação.

Em meados de 2015, fomos procurados pela área Sócio Ambiental do Grupo JCPM, um dos principais grupos de empreendimentos imobiliários do Brasil e o principal do Nordeste, para desenvolver um Programa de Visitas no Shopping Rio Mar Recife, com o objetivo de mostrar ao público as práticas de sustentabilidade e os bastidores do primeiro Shopping Center do Brasil a obter o selo AQUA (Alta Qualidade Ambiental).

Inicialmente ficamos surpresos de um local como este, aberto ao público,  diferente de fábricas, por exemplo, ter mais coisas para mostrar. Mas logo após a primeira visita técnica, entendemos quanta coisa acontece nos bastidores de um grande shopping center para que seu público possa passear, comprar, comer e se divertir.  E essa era uma das mensagens que nosso cliente queria passar.

Por 2 meses, nossa equipe conheceu a fundo as áreas internas e de back office e  entrevistou profissionais do shopping. Foi construída uma narrativa que aborda principalmente as ações ambientais e preocupação com seus diversos stakeholders. Além disso, foram criados diagramas de aspectos invisíveis, possibilitando ao visitante, a olho nu e sem adentrar em algumas áreas, entender o que se passa por trás de algumas paredes e colunas do shopping. 

Já no início de 2016, com os materiais e ferramentas prontos, voltamos a Recife. Capacitamos e treinamos uma equipe muito diversa de, aproximadamente 20 pessoas, jovens moradores do Pina e de Brasília Teimosa participantes do Instituto JCPM, e que, a partir de então, se tornaram monitores de visitas do RioMar Recife. 

Deixe uma resposta

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Mais
artigos