Um pouco sobre a consultoria que prestamos a uma das maiores mineradoras do mundo.
Em meados de 2013, a área de Comunicação Corporativa da Vale nos procurou para fazer uma avaliação das mensagens que estavam sendo transmitidas em 3 aparelhos de comunicação onde eram recepcionados visitantes: Museu da Vale (Vila Velha – ES), Trem da Vale (Ouro Preto e Mariana – MG) e Memorial Minas Vale (Belo Horizonte – MG).
Utilizamos nossa metodologia própria, os 6Es, para que, além da avaliação de aspectos como hospitalidade, cenografia, mensagens-chave, dentre outros, prescrevêssemos melhorias que pudessem ser implementadas no curto prazo.
O Museu da Vale traz a trajetória da empresa desde o seu início no Vale do Rio Doce e, por consequência, a história ferroviária brasileira. O Trem da Vale, por sua vez, tratava-se de um passeio de trem ligando Ouro Preto a Mariana, em que durante o trajeto, o guia dava uma pequena palestra sobre educação ambiental a alunos do ensino fundamental das regiões do entorno.
Por fim, o Memorial Minas Vale, localizado na Praça da Liberdade, em BH, no antigo e tombado pelo patrimônio histórico edifício da Secretaria de finanças do Estado. Em salas temáticas, a história do Estado de Minas Gerais é contada de várias maneiras, desde a formação do povo mineiro, passando por eventos históricos importantes como a Inconfidência Mineira, até a cultura do Vale do Jequitinhonha e a rica cena musical mineira.
Apesar de distintos e com objetivos muito diferentes, o uso da metodologia 6Es possibilitou que essas diferenças fossem ressaltadas e fossem prescritas melhorias que pudessem padronizar a presença da marca Vale e melhorar o receptivo, tornando-o mais amigável ao visitante.