Muito além do que um passeio pelo ambiente: conheça a diferença entre Tour Virtual e Visita Virtual

A pandemia veio e trouxe consigo a urgência das inovações tecnológicas para facilitar ainda mais a troca e o relacionamento à distância. Muitas empresas que valorizam o contato próximo com seus stakeholders, viram-se de frente com a necessidade de fechar as portas para o receptivo de visitantes e eventos dos mais diversos. Assim, os tours virtuais se tornaram a forma ideal de manter o relacionamento, mesmo que à distância e de forma segura.

Com a popularização de ferramentas que apresentam os espaços em 360º, empresas e museus mundo afora agora abrem suas portas e levam conhecimento, entretenimento e relacionamento para onde quer que as pessoas estejam.

Contudo, o que poucas pessoas sabem é que há uma diferença entre Tour e Visita virtual. Você sabe qual é e qual ferramenta atende melhor às necessidades de sua empresa? Confira.

A diferença entre Tour e Visita Virtual.

O tour virtual é uma ferramenta que utiliza a captura de fotos ou vídeos em 360º de um lugar para permitir que o usuário visite e conheça o espaço sem precisar sair de casa. Essa ferramenta é muito utilizada por imobiliárias que desejam apresentar um novo apartamento disponível, por exemplo.

Contudo, nesse tipo de tour, o usuário passeia pelo espaço apenas visualizando as imagens e, muitas vezes, sem entender o que está acontecendo ou o que significa o que está vendo. Além disso, se ele tiver uma dúvida durante o processo, ele não tem como saná-la.

A visita virtual, em contrapartida, é muito mais que um simples passeio online pelas instalações da empresa. O ambiente por si só muitas vezes não transmite informações que facilitam a compreensão do visitante. Por isso, a visita virtual traz conteúdo e permite que as pessoas entendam a função e o que acontece no local.

A experiência digital amplia a presencial, abrangendo o conteúdo, a troca, a interação, a imersão e a personalização do relacionamento de acordo com o público, além de favorecer o acesso de visitantes de qualquer lugar do mundo e possibilitar visitação a locais e processos de difícil acesso.

Dessa forma, podemos brincar e comparar o tour virtual com os famosos city tours, nos quais o público apenas passa pelos locais e conta com uma descrição simples do que está vendo, e as visitas virtuais são como as visitas guiadas: o público entende, profundamente, a história, o que se passa em cada local, diferenciais, etc e ainda oferece atendimento personalizado.

Atributos de uma Visita Virtual

  • Storytelling: Uma visita é muito mais que mostrar o ambiente. O storytelling incorpora conteúdo e tangibiliza processos, produtos e/ou essência da organização. O bom enredo cria uma conexão envolvente com o público.
  • Gamificação: Facilita a compreensão e assimilação das informações, aumenta o engajamento e interação do visitante.
  • Criar experiência: É possível explorar o multisensorial mesmo on-line. Um projeto estruturado pode estimular os sentidos do participante e criar conexões emocionais.
  • Acesso à distância: As experiências on-line 360º trazem uma mobilidade ilimitada. Permite abrir áreas não exploradas pelo público presencialmente, além de levar a experiência a qualquer lugar do mundo.
  • Materialização da experiência As visitas virtuais podem estar combinadas com experiências físicas para uma imersão completa. Óculos VR ou um kit de souvenir e materiais podem complementar o conteúdo da visita.
  • Visita virtual guiada: A monitoria de visitas permite um atendimento customizado de acordo com os diversos públicos-alvo da empresa e a interação humanizada com o visitante. A experiência de cada grupo é única e tem uma comunicação mais intimista e próxima.

 Agora que você já conhece a diferença e sabe que o  conteúdo aprofundado e a interação são essenciais para uma experiência virtual diferenciada e única, entre em contato conosco e saiba como ter uma visita exclusiva para a sua empresa.

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