Cada visita à fábrica com um propósito e uma forma de apresentar os processos.
Famosa pela qualidade dos seus produtos e por seus métodos de gestão, a Toyota saiu do Japão para fazer história no Brasil não só com seus veículos, mas também com seu próprio sistema de produção: o TPS – Toyota Production System. Foi para mostrar um pouco dessa história e modelo de gestão que, a partir de 2014, assumimos o projeto e começamos a desenvolver o Programa Toyota Tour.
No processo de desenho das visitas, aplicamos nossa metodologia de segmentação de público, ou seja, desenhamos diferentes tipos de visita para os interesses e necessidades de cada público. Chegamos a 3 principais tipos que viriam a ser divididos pelas unidades Toyota: institucional , ambiental e TPS.
Na fábrica de Sorocaba-SP, a 1ª Ecofactory da marca na América Latina, o foco era ensinar sobre desenvolvimento sustentável.
Em Indaiatuba-SP, criamos um Centro de Visitas que, por meio de cenografia, explora em detalhes as etapas do processo produtivo antes mesmo de iniciar o plant tour, e onde usamos de gamefication para falar mais sobre o TPS.
Já em São Bernardo do Campo-SP, participamos do concepção do museu corporativo que conta toda a história da marca de forma tecnológica, expõe os carros icônicos, explora questões ambientais, de produção e de tecnologia e aborda o futuro.
Concebemos experiências direcionadas a cada tipo de público de interesse da Toyota, um circuito de imersão à marca, seus valores e seus métodos. Consideramos a localização das fábricas e suas características físicas e históricas, para desenvolver os roteiros. E direcionamos as pessoas a visitarem aquela unidade que melhor atenda seu interesse e necessidade.
Mas para não perdermos a unidade, criamos uma identidade para o Toyota Tour e peças de comunicação que, embora regionalizadas, têm o mesmo conceito como vídeos de abertura que são exibidos no início de cada visita a folder entregue para os participantes.
Cada um dos espaços passou por ambientação desde montagem de Visitor Center a inclusão de painéis com informações ou vídeos no percurso por onde passa o visitante. Assim pudemos complementar a fala dos monitores e imergir os visitantes como acontece no “túnel do tempo” do Corolla, que retrata as mais de 10 gerações desse modelo icônio e líder da categoria.
Os resultados foram incríveis! A visita passou a ser referência para empresas do Brasil inteiro no compartilhamento de boas práticas de TPS. Passou a ser incluída em atividades escolares do público infantil. E se tornou parada obrigatória para clientes, governo e públicos relevantes que estão na sede da empresa em São Bernardo do Campo.
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Foi incrível e uma satisfação enorme ter feito parte dessa história! Parabéns e muito obrigada, Exxmartt! 🙂